Quem sou eu

Minha foto
Nasci em São Paulo, moro em Campinas - SP, desde 1974. Casado, dois filhos e um cachorro, professor na Unesp (ora aposentado), pacato cidadão, punk nas poucas horas vagas. Tenho umas coisas escritas circulando por aí, todas muito sérias. Edno Gervásio Jr - personagem misterioso, heterônimo anagramático, o mais inteligente e modesto da turma.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O surto acaciano

Edno Gervásio Jr

Das grandes inutilidades da espécie humana que habita o Brasil, os acacianos são dos mais sufocantes. Quando Eça de Queirós descreveu com precisão o Conselheiro Acácio, é evidente que tinha pelo menos um exemplo-demonstração, seja no tipo físico, seja (principalmente) no tipo social. E o personagem toma corpo e se multiplica em incontáveis circunstâncias aqui no além-mar, antes se apoiando em verbetes de dicionários, enciclopédias, jornais e revistas de variedades, hoje prescindindo dessas muletas porque tem a internet a seu dispor. O acacianismo invadiu e dominou a cultura, os esportes, a educação. Qualquer um se arroga autoridade e profundo conhecedor de qualquer assunto: das táticas de badminton, da qualidade da música atonal, da necessidade de se amordaçar a opinião de um professor. Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1965, propôs um método para conhecer qualquer assunto com propriedade, fazendo-o o mais simples que for possível e deixando claro o que já está compreendido e o que falta entender. Esse método é o contrário do pedantismo acaciano, É muito mais fácil manter-se na superfície das generalidades confortáveis que enfrentar desafios ao saber e trazê-lo de maneira clara e simples.
18/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem nada mais interessante para fazer, escreva um comentário inteligente, sujeito a moderação. Mensagens de qualidade inferior aos do tipo Hydrochoerus hydrochaeris scriptum estão isentos de publicação.